O filme publicitário é uma das principais peças utilizadas por profissionais para potencializar as estratégias de divulgação de empresas, produtos e serviços. Ele ganha muito mais força, principalmente, porque nunca antes na história nós consumimos tanto vÃdeo.
Segundo pesquisa do Inside Video, publicado pela Kantar IBOPE Media, em 2020, as televisões ficaram ligadas por pelo menos 7 horas e 39 minutos nas residências. Já nos streamings, a média é 1 hora e 49 minutos por dia assistindo conteúdo. E, claro, ainda temos que acrescentar à conta o consumo nas principais redes sociais que hoje são orientadas para vÃdeos curtos (como o Instagram, com o Reels, e o TikTok).
Veja a seguir um guia completo para criar um filme publicitário de sucesso e tire suas dúvidas sobre o assunto.
Um primeiro passo para um bom filme publicitário é saber dialogar, em todos os sentidos, com o seu público-alvo. Por exemplo, um vÃdeo produzido para a Geração Z estará mais alinhado com seus padrões de consumo de conteúdo audiovisual. E isso passa tanto pelo roteiro quanto pela edição, direção de atores, entre outros pontos.
Um vÃdeo para Boomers terá uma outra pegada. Apresentar, por exemplo, caracterÃsticas que são mais agradáveis esteticamente para uma geração mais velha para a Geração Z pode causar um grande desconforto, fazendo com que as pessoas se desinteressem pelo vÃdeo.
O vÃdeo publicitário, muitas vezes, está ancorado em um conceito que norteia todas as decisões sobre o conteúdo. Por exemplo, se você vai criar um vÃdeo. Ele não precisa estar explÃcito, mas poderá ser sentido pelo expectador ao conferir o resultado final.Â
Por exemplo, se o vÃdeo terá o conceito de inovação futurista para anunciar um produto de tecnologia, isso passará pela escolha de cenário, sonoplastia, trilha sonora, cortes, definição das falas, uso deÂ
É importante que este conceito esteja alinhado com o briefing da empresa. Seguindo o exemplo que listamos anteriormente, não faz sentido ter um conceito futurista para uma empresa de perfil conservador, que atua na área de seguros para pessoas idosas e cuja imagem da empresa quer passar uma sensação de bem-estar e tranquilidade.
O roteiro é a etapa fundamental de estruturação do filme publicitário. Ele terá as principais informações que vão auxiliar nas decisões de todos os demais profissionais (edição, direção de atores, câmera,m direção de arte, sonoplastia, entre outros).
Por exemplo, se é preciso que determinada fase seja feita em plano sequência, isso estará presente no roteiro e ajudará os profissionais a definirem as marcações necessárias para viabilizar essa possibilidade, bem como também a direção vai orientar o ator escolhido para proporcionar o melhor andamento para as gravações e ter o resultado esperado.
Mesmo os filmes publicitários mais inovadores seguem, de alguma forma, alguma tendência que está começando a surgir no momento. Por isso, é muito importante que os profissionais da área acompanhem o que está sendo feito, para acompanhar o que está em alta e, assim, sair a frente de outros concorrentes neste mercado.
Por isso, é muito importante que você esteja atento para o que está sendo feito nacionalmente e internacionalmente. Uma das formas para isso é, por exemplo, conhecendo as principais peças premiadas nos festivais de vÃdeos publicitários mais renomados do mundo.
Hoje temos uma maior demanda (justa) que as peças publicitárias, independentemente do canal de veiculação, sejam empáticas e não gerem problemas para minorias e público sensÃvel. Problemas aqui geram viralizações ruins e crÃticas que podem prejudicar o sucesso da peça.
Como evitar isso? Antes da veiculação do filme publicitário, transmita-o para um grupo de público sensÃvel e peça um feedback. A partir disso, é possÃvel se resguardar de problemas que possam afetar o sucesso da peça e, até mesmo, ter orientações e indicações para pontos que podem fortalecer a imagem da empresa no mercado.
O objetivo do vÃdeo publicitário é levar a pessoa a realizar uma ação: conhecer uma plataforma, assinar um serviço, entre outros pontos. Até em vÃdeos de branding, a ideia é que a pessoa tenha um maior contato com a marca.
Por isso, seja de forma explÃcita ou implÃcita, o roteiro precisa ter previsibilidade de apelo à ação. Por isso, lembre-se de construir esse apelo no planejamento do vÃdeo.
Cada plataforma e canal possui suas caracterÃsticas próprias para veiculação de vÃdeos e isso determina muito sobre o formato que será aplicado. Para ter dimensão da questão, a simples troca de um vÃdeo curto que será veiculado no YouTube e no TikTok fazem diferença pelo formato. O primeiro (exceto se for veiculado nos Shorts da plataforma) deverá priorizar o formato horizontal, enquanto o segundo prioriza o formato vertical.
O tempo de duração depende também dessas questões. Por exemplo, para plataformas digitais, é importante considerar como isso está alinhado com potencializar as chances de ser exibido primeiro, de acordo com o algoritmo. Já para televisão, temos formatos de tempo especÃficos, determinados pelas cotas das emissoras.
Além disso, por exemplo, as formas de fazer uma chamada para atenção também podem mudar. Em um anúncio para TV, por exemplo, faz sentido inserir um QR Code na tela para direcionar para um site. Já em plataformas digitais, é mais interessante inserir o link direto para o local.
Todos os pontos citados anteriormente são parte da rotina recorrente dos profissionais de produtoras especializadas para filmes publicitários. Contar com eles, portanto, ajuda a trazer maior eficácia nos objetivos da peça.
Eles poderão trazer todo o suporte para a produção do filme publicitário, em sinergia com diretores de publicidade, responsáveis pelas empresas contratantes e, assim, criar algo que seja único, incrÃvel e conquiste a atenção do público.
E se gostou dessas dicas, você não pode perder nosso vÃdeo sobre como fazer um filme publicitário e conferir outras dicas que vão ajudar ainda mais neste momento.
Ficou ainda alguma dúvida sobre como criar um filme publicitário? Deixe nos comentários e responderemos a você!