Filmes Corporativos: descubra os 7 melhores tipos!

18 de July de 2022

Você já pensou em produzir filmes corporativos com mais carinho? Um grande passo é saber que não é tudo igual. Existem vários tipos para explorar e cada um pode gerar uma sensação diferente no seu público.

Por isso, é fundamental saber como, quando e onde usar cada tipo. Falar sobre sua marca, conversar com seus leads, enaltecer, treinar e valorizar seus funcionários são apenas alguns exemplos legais.

Mas afinal, qual o intuito de fazer essas produções? Que sensações elas geram nas pessoas? Como tudo isso impacta estrategicamente nos negócios? Acompanhe!

1. Animação

Bem, vamos começar com algo muito legal para qualquer pessoa: uma animação. Se há um fator decisivo no sucesso de um vídeo é a descontração e esse formato atinge em cheio esse alvo. Veja agora os 2 principais estilos de filmes coporativos.

Animação 2D

Os desenhos animados chamam a atenção do espectador de uma forma especial, pois resgatam uma sensação boa de infância. E para os filmes corporativos, o estilo 2D é perfeito. Algumas das principais características desse modelo são:

  • personagens e cenas desenvolvidas em espaço bidimensional;
  • altura e largura sem profundidade;
  • uso de perspectiva e jogo de luz e sombra.

A versatilidade é uma marca desse estilo de vídeo, porque a partir disso, é possível desenvolver uma série de propostas corporativas e chamar a atenção do cliente de maneira muito divertida e descontraída.

A animação pode ser utilizada para apresentar gráficos, mapas e tabelas e para ilustrar mensagens de uma forma mais sutil e didática. Esse recurso é ideal para empresas que precisam apresentar produtos ou serviços mais complexos.

Animação 3D

O destaque desse estilo é o acabamento de alta qualidade. Por isso, é um formato de vídeo que transmite uma sensação muito realista. É recomendado para projetos de grande porte, porque exige alto planejamento e maior tempo de execução. Por consequência, é uma produção muito mais cara.

2. Filme Institucional

Bem, se o objetivo principal é compartilhar os objetivos da empresa, os valores da marca ou a sua atuação empresarial, o formato mais recomendado é o filme institucional. A ideia é explorar pontos estruturais como:

  • infraestrutura;
  • recursos humanos;
  • logística de produção; dentre outras possibilidades.

Ou seja, tudo que tenha a ver com a sua empresa. Além disso, o filme institucional pode ser explorado para posicionar a sua marca no mercado esclarecendo os principais objetivos, a história e os valores.

3. Filme de Produto

Como o próprio nome diz, esse formato é ideal para apresentar características e benefícios de determinado produto ou serviço. Com um filme de produto você pode explicar o funcionamento, os problemas que o produto resolve e de que forma ele beneficia o consumidor.

Com essa estratégia você pode acentuar as qualidades do seu item de comercialização. É um formato ótimo para divulgação com foco em características.

4. Filme Publicitário

Esse estilo é fundamental para comunicação de marcas e produtos. A função é transmitir ideias complexas com rapidez e grande capacidade de fixação de memória nas pessoas. Normalmente, as pessoas associam essa produção a:

  • ideias;
  • slogans;
  • personagens;
  • dingles; e outros.

É até normal o gestor fazer certa confusão entre filmes institucionais e filmes publicitários. A questão é que o último deve apresentar uma ideia, produto ou serviço com ênfase na ação e isso tudo é feito com foco em vender, ao tocar o emocional das pessoas.

Já o modelo institucional é totalmente voltado para transmitir características, valores e objetivos de uma marca, sem necessariamente focar no desejo de compra das pessoas.

5. Branded Content

Branded Content ou Brand Content significa conteúdo de marca em português. O objetivo principal desse filme corporativo é compartilhar de maneira sutil o universo de determinada empresa.

A ideia é fortalecer a imagem da marca e aumentar o nível de conexão com os seus consumidores. Também há certa confusão nesse caso com o filme publicitário.

Entretanto, o Branded Content foca em temas de qualidade, relevância para geração de empatia com o público e o convida para reflexão em torno dos assuntos de maior atenção da marca. Veja algumas das principais características desse estilo:

  • criação de conexão entre marca e público;
  • fala indireta sobre os focos da marca;
  • transmissão de mensagem por trás da marca;
  • preocupação mútua com as mesmas questões e valores;
  • geração de vínculos com o público;
  • aproximação;
  • identificação.

Também não confundir com estratégias de marketing de conteúdo onde a empresa explora a jornada do cliente para compartilhar assuntos relevantes em cada estágio para gerar e converter leads.

6. Cases de Sucesso

O próximo filme corporativo refere-se aos cases de sucesso ou também conhecidos como videocases. Representa uma das ferramentas de marketing mais bem sucedidas por conta da realidade e autenticidade do conteúdo.

O foco está nos clientes e os problemas que foram resolvidos pela marca. Nessa trajetória, o filme deve passar valores compartilhados, mensagens de autonível e de interesse humano.

Qualquer cliente em potencial é curioso em saber o potencial da marca e isso é revelado de forma poderosa em um case de sucesso. Nesse caso, o resultado geralmente é a imaginação do espectador como um cliente da empresa. Boas produções devem:

  • se relacionar com os desafios que os clientes têm;
  • demonstrar o sucesso das estratégias do produto ou serviço; e
  • transmitir sensações positivas sobre a interação com a marca.

7. Filme para Comunicação Interna

Por último, mas não menos importante, o filme corporativo de comunicação interna é totalmente voltado para ampliar a visibilidade e a valoração do serviço dos seus funcionários.

É um modo de demonstrar sua força de trabalho, ajudar a captar sua atenção e envolvimento, além de fornecer as ferramentas necessárias para uma colaboração mais eficaz. Outra função é padronizar a comunicação sobre os desejos e objetivos da empresa. Dentre os vários tipos de mensagens necessárias aos colaboradores, destacamos filmes:

  • de integração;
  • de treinamento;
  • sobre briefing de segurança;
  • motivacionais;
  • de engajamento; dentre outros.

Bacana, agora você sabe muito bem o sentido de cada produção e como ela impacta em sua marca, na comunicação com as pessoas, na valorização de funcionários, dentre outras situações. Neste post, você descobriu as 7 melhores formas de explorar filmes corporativos em sua estratégia de divulgações.E se você quiser sair das palavras para as imagens, veja as indicações em vídeo dos 7 filmes corporativos que citamos! A senha é viralata!


Leia mais