Fortalecer sua marca no mercado, atrair bons profissionais, manter acionistas…Todos esses são objetivos de qualquer empresa. Para isso, você pode usar um recurso com alto potencial de sucesso e acessível, independentemente do tamanho da sua organização: o filme institucional!
Neste post, saiba o que é esse conteúdo e conheça seus tipos. Além disso, veja as vantagens de investir nesse filme e como criá-lo com 5 dicas. Boa leitura!
Para começar, é preciso entender que o filme institucional não é a mesma coisa que um conteúdo publicitário. Isso porque seu objetivo é falar da empresa e sua história; não sobre seus produtos e serviços. Já o filme publicitário é pensado para alcançar o seu público consumidor. Ou seja, ele vai mostrar o que você vende, com o intuito de que as pessoas sejam levadas à compra.
Existem alguns tipos de filme institucional que você pode escolher, dependendo do objetivo da empresa com esse conteúdo.
Além disso, você pode unir vários tipos ou todos eles, em um conteúdo só, se for ideal para a sua estratégia. Para saber mais sobre o filme institucional, confira o vídeo a seguir!
Você pode estar pensando “Por que eu faria um vídeo institucional, se a minha empresa é pequena?” Mas não importa o tamanho. Afinal, as vantagens desse tipo de conteúdo são várias para qualquer organização. Veja algumas delas a seguir!
O filme institucional pode ser visto por qualquer pessoa ligada à empresa; tudo vai depender de sua veiculação. Por exemplo, se transmitido apenas em reuniões internas, seu foco são os funcionários. Se divulgado em canais abertos, pode chegar até clientes e novos acionistas.
Sendo assim, esse conteúdo tem a possibilidade de alcançar uma grande quantidade de pessoas e influenciar na criação e fortalecimento de uma comunidade para sua marca. Afinal, ao conhecer melhor a empresa, a possibilidade de criar familiaridade é maior.
Os vídeos institucionais podem contar histórias e, por isso, têm a capacidade de despertar diversas emoções no público. Por exemplo, em um conteúdo para funcionários, contar a trajetória de sucesso, e incluir os funcionários na narrativa, é um meio de despertar sentimentos como orgulho, sensação de pertencimento e identificação.
Imagine que você queira atrair novos talentos ou acionistas para sua empresa. Porém, essas pessoas podem não conhecê-la bem. Sendo assim, o filme institucional também serve para mostrar seu funcionamento, podendo incluir imagens das instalações e do dia a dia do trabalho.
Quem já faz parte da empresa pode valorizá-la ainda mais, por causa do filme institucional. Afinal, ao relembrar sua história, ou ver ações sociais que a marca está aplicando em sua comunidade, essas pessoas – desde colaboradores a sócios – conseguem ver seu crescimento e atuação real.
Agora que você sabe os benefícios de ter um filme institucional, precisa aprender o “como” fazê-lo. Para isso, separamos 5 dicas que você pode seguir, para não deixar nenhuma etapa faltando. Confira!
Qualquer conteúdo audiovisual começa com o briefing. Nessa etapa, o responsável por encomendar o vídeo, como o departamento de marketing, pode e deve se reunir com a diretoria, a fim de entender suas expectativas com o material, discutir ideias e definir para que ele vai servir. Aqui, também são definidos detalhes como público-alvo e orçamento.
Depois de ter “a ideia” e as bases para o seu filme, será preciso planejar seu conteúdo e criar o roteiro. Nesse caso, esse documento vai guiar todos os envolvidos a saber como agir. Por exemplo, ele contém cenas e falas, que vão orientar a equipe para o que deve ser filmado em determinado momento, seguindo um cronograma de produção.
Na etapa do briefing, certos personagens podem ser definidos. Já na fase seguinte, de planejamento de conteúdo, eles devem ser encontrados para participar do filme. Nesse caso, é preciso cuidado. Se a empresa quer depoimentos de funcionários e clientes, é preciso encontrar quem se disponha a falar e que possa dar a autorização, para que sua imagem e voz sejam veiculadas. Além disso, é necessário disponibilidade de tempo.
Sendo assim, há duas dicas importantes para que eles participem. A primeira é não forçar alguém a ser filmado, pois a pessoa pode não se sentir à vontade e resultar em um vídeo pouco natural. A segunda é não contar com conteúdos “gravados em casa pelo celular”. Afinal, existe uma identidade estética a ser seguida.
Contratar uma boa produtora para fazer todos os processos do seu filme institucional, é uma ótima decisão. Afinal, ela vai ter equipamentos e especialistas, que vão realizar todas as etapas, seguindo o que você quer no vídeo.
Aliás, mesmo antes do briefing, você pode contar com a produtora e pedir auxílio também nessa etapa de planejamento. Depois, a equipe vai realizar as gravações necessárias e montar o material. Com a sua aprovação, o vídeo será finalizado e vai ficar pronto para ser divulgado. Conheça um pouco mais desse processo clicando aqui.
Não adianta fazer um filme institucional legal, se ninguém assistir, certo? Por isso, o departamento de marketing precisa ter um planejamento para mostrá-lo ao mundo. Nesse caso, mesmo se foi feito com o intuito de engajar colaboradores, vale a pena colocá-lo em plataformas abertas, para que todos possam ver a sua marca. Sendo assim, alguns canais podem ser:
Você já viu como o filme institucional se difere de um publicitário. Afinal, esse conteúdo tem o objetivo de fortalecer a marca e conquistar pessoas, não vender um produto. Sendo assim, ele pode oferecer vantagens imateriais para sua empresa, como o maior engajamento de um colaborador. Por isso, criar um bom conteúdo, com a ajuda de uma produtora, pode ajudar você a ter um material de qualidade e bem divulgado; que vai fortalecer sua presença no mercado e na sociedade.
Gostou do post? Siga a gente no Instagram, LinkedIn, Vimeo, Facebook e Youtube para conferir mais conteúdos!