Afinal, como escolher uma produtora de vídeo? “Conteúdo é rei”, essa é uma frase antiga, mas que continua super em alta, não é mesmo? E, por isso, é importante considerar a necessidade de optar pela qualidade do que está sendo produzido. Quando falamos de vídeo, isso precisa ser também considerado, principalmente, porque impacta consideravelmente a percepção de quem está acompanhando o material.
Por exemplo, produzir um vídeo institucional, filme publicitário, material de divulgação para redes sociais ou, até mesmo, para produções cinematográficas, é preciso escolher as melhores produtoras para conseguir um vídeo de qualidade e os melhores resultados. Por isso, essa escolha precisa ser feita de forma adequada e potencializar a qualidade do conteúdo que será veiculado.
Confira a seguir 5 dicas imperdíveis para escolher uma produtora de vídeo! Boa leitura.
Um primeiro ponto para escolher uma boa produtora de vídeo é analisar o tempo de atuação dela no mercado. Isso mostra a experiência que ela possui já no mercado e acompanhar o que ela já produziu para outros clientes.
Uma empresa que ainda está começando pode ter menos expertise para lidar com algumas situações e causar, até mesmo, uma certa dor de cabeça ao longo do tempo. Alguns projetos, também, demandam uma maior estrutura, que normalmente são possíveis apenas quando a produtora de vídeo já tem um tempo atuante e, assim, comporta o tipo de produção que você precisa realizar.
Além disso, a experiência traz uma bagagem interessante para resolução de determinados problemas de forma criativa, o que pode trazer resultados, inclusive, surpreendentemente positivos e fora da caixinha, trazendo ainda mais
Para avaliar a capacidade de produção e qualidade do conteúdo feito pela produtora de vídeo, uma etapa muito importante é conhecer o portfólio da produtora. A partir disso é possível mensurar a qualidade técnica das produções.
Com isso, você consegue identificar não só a competência técnica, mas se a linguagem e estilo adotados pela produtora dialogam, de fato, com suas demandas. Por exemplo, se você precisa de um conteúdo mais cool e a produtora trabalha com produções mais formais, provavelmente você não terá um bom resultado e poderá ficar frustrado a longo prazo.
Muitas vezes há uma impossibilidade da produtora, por questões técnicas, de realizar a produção do jeito que você gostaria. Por exemplo, a sua necessidade pode exigir o uso de determinados equipamentos que a produtora não possui disponível naquele momento, ou o uso de alguma técnica que os profissionais não dominam.
Por isso, analise se, de fato, a produtora possui capacidade técnica, tanto no que diz respeito ao uso de equipamentos quanto ao domínio dos profissionais. Em muitos casos, você pode levar a sua ideia para a produtora e verificar se eles conseguem fazer algo parecido. Por isso, a etapa de seleção de referências é importante.
Nesse momento, você deverá selecionar vídeos de inspiração que sejam parecidos com aqueles que deseja garantir para seu negócio ou para a produção dos filmes e conversar sobre a possibilidade de alterações e adaptações que podem ser feitas. O diálogo franco e aberto é muito importante nesta etapa.
Outro ponto é avaliar se a produtora trabalha com as técnicas e equipamentos mais modernos do mercado. Afinal, constantemente temos inovações acontecendo no mercado e que podem trazer resultados novos e surpreendentes para as produções. As melhores produtoras são aquelas que estão sempre atualizadas com as tendências do audiovisual.
Ainda sobre diálogos, é fundamental buscar por produtoras que abram espaço para essa troca. Isso porque podem acontecer divergências entre as ideias que você deseja adotar para o vídeo e as sugestões dos produtores.
Ao final, a produção precisa conciliar esses dois pontos. Mas, para isso, é fundamental que ocorra espaço para diálogo. Por exemplo, você pode discordar de uma decisão do roteiro e precisa ter espaço para sinalizar isso e poderem conversar sobre eventuais alterações a serem realizadas.
Esse tipo de conduta pode ser mensurada já na prospecção com a produtora. Se eles estiverem dispostos a ouvirem suas ideias e estarem abertos para trocarem ideias e chegarem juntos a um bom resultado criativo, este pode ser um sinal positivo.
Seja para a produção de um filme, curta, vídeo promocional ou conteúdo para ser veiculado nas mídias da empresa, sabemos que há uma necessidade latente em destacar-se em relação ao que já foi feito. E isso só é possível por meio de ações criativas.
Mesmo que você leve diversas referências diferentes para a composição do conteúdo, há sempre a possibilidade de trazer um toque a mais, que vai tornar a produção final inovadora e diferente de tudo que já foi feito no mercado, mesmo que seja de uma forma sutil.
Se estamos falando, por exemplo, de campanhas para marketing, isso é fundamental, não é mesmo? Não queremos que os conteúdos sejam “mais do mesmo” ou que a pessoa sinta que “já assistiu àquilo antes”. Para que ele fique registrado na memória do expectador, ele precisa trazer algo novo, um frescor importante.
Isso pode ser feito de diversas formas, entre elas:
Mas isso só será possível se a produtora de vídeo tiver um bom potencial criativo para trabalhar essas questões e, assim, fazer com que os resultados sejam surpreendentes. Você pode avaliar isso por meio do portfólio ou com as conversas com os responsáveis criativos.
Escolher uma boa produtora de vídeo é fundamental para que você consiga alcançar os resultados esperados e ter um bom conteúdo em mãos, que atenda suas necessidades, sejam elas quais forem (divulgação, vídeo institucional, entre outros). Por isso, não deixe de analisar esses quesitos na contratação e faça uma boa escolha!
Mas não para por aí, viu? Confira a seguir nosso vídeo com mais dicas para respirar fundo na hora de fazer essa escolha e não errar ao contratar uma produtora!
Conheça nossas redes sociais clicando aqui.