Bem vindo ao mundo dos filmes e animações! São muito tipos de filmes corporativos que você pode fazer, cada um serve a um propósito. Você quer produzir um vídeo espetacular para o seu negócio, mas não sabe exatamente como ele deveria ser? Que estilo escolher? Que humor definir?
Neste artigo, nós vamos guiar você pelas características de 9 dos principais tipos de filmes, levando em consideração os estilos, as técnicas e os aspectos narrativos de cada um. Acompanhe!
Não é surpreendente que comecemos esta lista com animação 2D, pois é um dos tipos de vídeo mais populares e por um monte de boas razões também!
Aqui, tanto os personagens quanto as cenas são criados em um espaço bidimensional, usando a perspectiva para dar a ilusão de profundidade. O estilo de vídeo de animação 2D é altamente versátil, permitindo uma personalização insana que, quando feita da maneira certa, leva a uma peça que evoca emoções e pode atrair diretamente o público-alvo.
Conheça alguns exemplos na nossa vitrine. Clique aqui.
Semelhante à animação de personagens 2D, Motion Graphics se caracteriza principalmente por serem envolventes e diretas. É um estilo ideal para empresas que precisam apresentar produtos ou serviços complexos, já que o estilo faz maravilhas ao sintetizar visualmente muitas informações.
Nesses tipos de vídeos, o uso inteligente de gráficos ajuda a ilustrar sua mensagem, sem atrapalhar ou desviar a atenção do objetivo pretendido por trás dela. Infográficos em movimento, coloridos e dinâmicos prendem os espectadores do início até o fim.
Algumas das técnicas que podem ser incluídas nesse tipo de vídeo são:
Conheça alguns exemplos na nossa vitrine. Clique aqui.
Dentre os muitos tipos de filmes e diferentes estilos de animação, o 3D se destaca por oferecer um acabamento de alta qualidade podendo ser extremamente realista. Sua sensação estética única torna mais fácil mergulhar no que está sendo apresentado.
Esse tipo de vídeo é mais usado para fins comerciais ou de entretenimento, pois a produção de animações 3D em geral demanda muito planejamento e tempo de execução, deixando o orçamento um pouco mais caro.
O filme institucional é um dos tipos de filmes mais usados, uma espécie de apresentação de uma empresa, como os valores da marca ou a atuação empresarial. Eles abordam aspectos estruturais destacando pontos como infraestrutura, recursos humanos, logísticas de produção, operação, entre outros.
Eles também podem ser usados para posicionar a sua empresa no mercado, comunicando os objetivos, a história e os valores.
Muitas pessoas tendem a pensar que vídeos institucionais não podem ser em animação. Isto é um erro! Afinal, por meio de uma animação é possível apresentar dados, tabelas e gráficos de forma mais rica e didática.
Conheça alguns exemplos na nossa vitrine. Clique aqui.
Um filme de produto é uma forma ideal para apresentar as características e benefícios de qualquer produto ou serviço em particular. O filme permite que você se aprofunde e explique melhor como um produto funciona, quais problemas ele resolve e como ele beneficia o usuário.
Com um filme de produto, você tem a oportunidade de aprofundar e acentuar as vantagens qualitativas de seus produtos em detalhes.
Os filmes têm um papel fundamental na comunicação de marcas e produtos. Por meio deles, conseguimos passar ideias extremamente complexas com muita velocidade e grande capacidade de fixação na memória das pessoas.
O filme publicitário difere do institucional por apresentar um produto ou serviço com ênfase na ação. Ou seja, é aquele filme que toca no emocional das pessoas e te ajuda a vender. Quer conhecer mais? Clique Aqui e leia esse artigo.
Conheça alguns exemplos na nossa vitrine. Clique aqui.
O brand content, ou branded content, é uma expressão que significa conteúdo de marca. Nessa estratégia criamos conteúdos relacionados ao universo de uma determinada empresa, contribuindo para o fortalecimento da sua imagem no mercado.
Compartilhamos com o público temas de qualidade e que sejam relevantes para ele, com o intuito de despertar emoções positivas e gerar empatia, é um convite à reflexão. Tudo sem se relacionar de forma direta com vendas ou autopromoção.
É nesse sentido que o brand content se diferencia da publicidade tradicional. Nas práticas tradicionais o intuito é apresentar as vantagens de um produto para incentivar a compra. O objetivo é vender. No brand content queremos criar uma conexão entre a marca e o público.
Também é diferente da estratégia do marketing de conteúdo, pois nele queremos atrair público direcionando essas pessoas ao longo de uma jornada para gerar leads e convertê-los. Como dito, no branded content queremos manter as pessoas por perto e gerar vínculos com elas.
É verdade que também trabalhamos com a criação de conteúdos e fazemos uma divulgação da marca, mas tudo isso de uma forma sutil, para que o consumidor se identifique com a empresa e com a mensagem que ela está transmitindo.
Os cases de sucesso colocam em foco os seus clientes e os problemas que você os ajudou a resolver. Eles se concentram em valores compartilhados, mensagens de alto nível e interesse humano. É real e autêntico e é uma das ferramentas de marketing mais confiáveis que você pode usar.
Um dos aspectos mais poderosos de uma boa narrativa em vídeo é que nós, como público, partimos em uma jornada com os personagens. Imaginamos o que faríamos nessas mesmas situações. É por isso que as histórias de sucesso são tão poderosas.
Seu cliente em potencial está imaginando como seria ser seu cliente. Se feito corretamente, eles irão se relacionar com os desafios que o personagem está enfrentando e observarão como o personagem enfrentou esses desafios usando seu produto ou serviço.
Existe diversos tipos de filmes para comunicações internas podem ajudá-lo a captar a atenção de sua força de trabalho, avaliar seu envolvimento e fornecer as ferramentas de que precisam para colaborar de maneira eficaz — ao mesmo tempo garantindo que todos tenham a mesma informação.
Sua empresa precisa transmitir diferentes tipos de mensagens para seus funcionários. Para cada um deles, existe um tipo ideal de vídeo interno. Alguns deles são:
Um vídeo de comunicação interna pode inspirar toda a sua equipe a trabalhar sob os mesmos valores e com os mesmos objetivos.
Conheça alguns exemplos na nossa vitrine. Clique aqui.
Agora que você conhece os principais tipos de filmes e sabe quais são as características de cada um, é hora de planejar. Ao pensar sua próxima estratégia de comunicação, considere o vasto número de técnicas que você tem à sua disposição, incluindo muitos tipos diferentes de animação. Não deixe de considerar o apoio de um parceiro especializado no assunto para garantir o melhor resultado!
E já que estamos falando sobre estratégias de comunicação com vídeos, continue no nosso blog e entenda como é feito um filme publicitário!