Ao assistirmos um filme ou uma série, vemos apenas uma pequena parcela de um processo longo que é a produção de cinema. Chega a ser difícil mensurar o trabalho envolvido na produção de um material audiovisual. Há muitas coisas por trás das telonas!
Os bastidores de todo esse processo envolvem, de maneira resumida, quatro etapas. Elas são a pré-produção, a produção, a pós-produção e a distribuição do material. No entanto, saber isso não é o bastante — é hora de aprofundar esses conceitos.
Na pré-produção, ocorre de fato o planejamento de todo o processo. Ou seja, esse é o momento em que a equipe coloca no papel quais são os conceitos idealizados e realiza o planejamento do que virá a ser o filme.
Entre as atividades principais é feita a busca de locação, seleção do elenco, contratação dos profissionais e muito mais. Além disso, é feita a leitura do roteiro em conjunto com a equipe.
Após toda essa idealização e planejamento, é hora de ajustar as luzes, bater a claquete e gritar “ação!”. Esse é o momento em que a gravação ocorre e o que antes estava apenas escrito no papel, finalmente toma vida.
Nessa etapa, participam os atores, os diretores e toda a equipe, composta por profissionais como o técnico de som, diretor de fotografia, eletricista, figurinista e maquiador. Há muita gente envolvida!
Finalmente, com o material gravado, entram em cena profissionais como os editores de áudio e vídeo. São eles que irão lapidar o diamante, deixando o conteúdo perfeito para agraciar o público-alvo e encantar a crítica especializada.
Na pós-produção, encontramos etapas como a edição do vídeo, o melhoramento do som, a adição de efeitos visuais e a inclusão da trilha sonora. Nesse momento, também são elaboradas a arte da divulgação e o trailer do filme.
Com tudo pronto, é hora de fazer a distribuição! Essa é a etapa que fará com que o produto final chegue às telas dos espectadores. E se engana quem acha que esse é um trabalho simples. Além de um bom material de divulgação, é essencial que os profissionais envolvidos sejam experientes e qualificados.
Então, A distribuição é uma etapa muito complexa e, por isso, é fundamental contar com a ajuda de uma boa equipe de Marketing — inclusive de Marketing Digital, para a divulgação online — e uma distribuidora capacitada. Esses profissionais realizam trabalhos distintos, mas são complementares e essenciais para que o filme obtenha um bom resultado.
Mas como podemos ver, o processo de produção de cinema é bastante longo e envolve muitas etapas e profissionais. Conhecer um pouco mais sobre essa realidade é indispensável para todos, sejam espectadores ou indivíduos que fazem uso desse material em seu dia a dia de trabalho.
Gostou do artigo? Então, que tal seguir a Viralata nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades? Você pode nos encontrar no Vimeo, Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram. Nos vemos por lá!
Quer saber mais sobre a produção de cinema e materiais audiovisuais em geral? Continue a leitura e conheça o funcionamento das principais etapas do desenvolvimento de um filme, série, programa, entre outros. Mas se a sua dúvida é sobre Storytelling, dê uma olhada nesse artigo Afinal o que é storytelling?