Maju de Paiva é diretora e roteirista formada pela Universidade Federal Fluminense. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu uma atuação voltada ao cinema autoral, com destaque para narrativas sensíveis, potentes e conectadas a questões contemporâneas.
O primeiro longa-metragem de Maju de Paiva, Avenida Beira-Mar, teve co-direção de Bernardo Florim e conquistou importantes reconhecimentos nacionais e internacionais. O filme recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, o Prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio e o Coelho de Prata de Melhor Roteiro no Mix Brasil.
Além disso, Avenida Beira-Mar participou de festivais como Havana e Giffoni. Ao mesmo tempo, o roteiro do longa foi selecionado para laboratórios e iniciativas de desenvolvimento, como Laboratório Novas Histórias e Produire Au Sud.
O roteiro de Avenida Beira-Mar também recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de Longa-Metragem de Ficção no FRAPA, além do segundo lugar no Cabíria Prêmio de Roteiro. Além disso, o projeto passou a integrar o selo Elas Cabíria.
Paralelamente, Maju de Paiva dirigiu os curtas-metragens Pequenos Animais Sem Dono (2016) e Cravo, Lírio e Rosa (2018). Os filmes circularam em festivais como FICUNAM, Tiradentes, Curta Cinema e Kinoforum. Dessa forma, consolidaram a trajetória da diretora em importantes espaços do cinema nacional e internacional.
Atualmente, Maju de Paiva prepara o lançamento de seu segundo longa-metragem, Diário do Fogo, protagonizado por Isabel Teixeira e Higor Campagnaro, com co-direção de Bernardo Florim.
O filme conta com patrocínio da RioFilme e encontra-se em fase de pós-produção. Além disso, Diário do Fogo amplia a pesquisa estética e narrativa desenvolvida pela diretora em seus trabalhos anteriores, transitando entre o drama, o horror cotidiano e o fantástico.