Vídeos institucionais: dicas para produções de sucesso

7 de June de 2023

Você sabia? Vídeos institucionais são uma poderosa ferramenta de comunicação, capaz de impulsionar a presença de uma empresa no mercado de maneira efetiva e com ótimo custo-benefício.

Neste blog, vamos explorar como esse tipo de conteúdo pode ser um aliado valioso para o seu negócio, destacando quais são os tipos existentes e os seus benefícios, bem como compartilhando dicas práticas para criar produções de sucesso.

Continue por aqui e boa leitura!

O QUE É UM VÍDEO INSTITUCIONAL?

Podemos definir o vídeo institucional como uma produção audiovisual que apresenta a identidade visual, os valores, a missão e a história de uma empresa, como forma de divulgar uma marca e aumentar a sua visibilidade.

Por meio do conteúdo criado, pode-se contar a trajetória de maneira atrativa, transmitindo a mensagem central do negócio. Ao contrário do material promocional, os vídeos institucionais têm um foco diferente. 

Eles se concentram na divulgação da história da empresa, seu posicionamento, princípios e incluem depoimentos de clientes e colaboradores, entre outros fatores relevantes.

5 FORMATOS DE VÍDEO INSTITUCIONAL

O vídeo institucional pode ser feito tanto com imagens da empresa e de pessoas (sejam funcionários, parceiros ou terceiros), ou até mesmo em animação. Alguns dos formatos mais comuns são: 

1 – Tradicional

As informações são demonstradas de maneira linear, semelhante a um cartão de visitas, mostrando dados diretos e abrangentes. Esses vídeos são amplamente usados em reuniões de negócios, apresentações internas e na internet, sendo bem importantes para empresas no quesito agregar valor ao conceito de marca.

2 – Moderno

Considerado como uma evolução do vídeo tradicional, mas com recursos inovadores. Conta com um início engajante e envolvente, dando foco em um problema, uma pergunta ou uma dúvida, para, em seguida, apresentar a solução oferecida. 

3 – Emotivo ou conceitual

O intuito aqui é falar da empresa sem utilizar termos formais para emocionar o público. Aqui, pode-se narrar um storytelling ou destacar uma mensagem emotiva, seja por locução ou com imagens de impacto. No final, deve-se ter a assinatura da logomarca da empresa para destacar o nome do negócio e dar foco nele.

4 – Educativo

Ideal para transmitir, de maneira educativa, uma informação ao consumidor. Geralmente, é criado no formato de reportagem, com um apresentador, um repórter e um tom de voz jornalístico. 

5 – Interno

Voltado para o público interno, esse formato foca em técnicas mais simples e iconográficas na animação, bem como gravações com equipe e equipamentos reduzidos. Esse tipo de material é a chance de a marca explicar informações mais complexas de maneira didática, para que os colaboradores compreendam cada ponto. 

 

OS BENEFÍCIOS DE FAZER UM VÍDEO INSTITUCIONAL

Os vídeos institucionais proporcionam uma série de benefícios às empresas, incluindo:

  • Reforço da autoridade e identidade da marca;
  • Modernização da imagem e comunicação da empresa;
  • Humanização da empresa, estabelecendo conexões emocionais com o público;
  • Engajamento do público-alvo, aumentando a visibilidade e a lembrança da marca.

DICAS PARA FAZER UM VÍDEO INSTITUCIONAL DE SUCESSO

Criar um vídeo institucional de sucesso requer planejamento e atenção aos detalhes. Veja algumas dicas para alcançar isso:

  • Defina seus objetivos

Antes de iniciar, tenha clareza sobre o que deseja alcançar com o vídeo. 

  • Conheça sua identidade e valores

Entenda os seus valores, missão e história para transmitir uma mensagem autêntica.

  • Conte uma história cativante

Utilize o storytelling para engajar seu público, por meio de uma narrativa envolvente, com começo, meio e fim.

  • Seja direto

Mantenha-o sucinto e direto ao ponto, capturando a atenção do espectador desde o início.

7 PASSOS PARA CRIAR O SEU VÍDEO INSTITUCIONAL

Veja um passo a passo para ter em mãos um conteúdo institucional de sucesso:

  1. Crie um briefing, definindo nele objetivos, público-alvo, mensagem central e recursos disponíveis para produção.
  2. Defina um formato de vídeo para transmitir sua mensagem, considerando duração, estilo e tom.
  3. Faça uma roteirização envolvente, que conte uma história alinhada com os valores e a mensagem da marca.
  4. Inicie a produção, capturando imagens de qualidade, com depoimentos e cenas impactantes.
  5. Escolha uma trilha sonora que combine com a mensagem do vídeo.
  6. Edite de maneira cuidadosa, garantindo uma ótima qualidade visual e sonora.
  7. Planeje a estratégia de distribuição do vídeo, seja em canais digitais, redes sociais, eventos ou apresentações internas.

COLOQUE EM PRÁTICA ESSAS DICAS COM A VIRALATA

Queremos ajudar o seu negócio a evoluir por meio de vídeos institucionais de sucesso. Fale com o nosso time e, juntos, vamos contar a história da sua marca de maneira envolvente, transmitindo a essência que você deseja.

CLIQUE AQUI!


Leia mais