Longa-Metragem/Ficção/Drama
Rebeca é filha de pais separados e se muda com a mãe para o bairro de Piratininga, no litoral de Niterói. Por causa de uma onda de assaltos, ela é proibida de sair de casa sozinha. Residente do bairro vizinho, Tibau, Mika é uma menina da mesma idade, que não se identifica com o sexo do corpo em que nasceu. Seu nome de batismo é João Pedro. Ela deixou o cabelo crescer e usa as roupas da irmã mais velha, que não mora mais ali. Os pais não a aceitam assim. Mika passa a maior parte do tempo na rua, cometendo pequenos delitos, como invadir casas da vizinhança e roubar objetos femininos.
O caminho das duas meninas se cruza. Os adultos não verão com bons olhos aquela amizade. Depois de ser obrigada pelos pais a raspar a cabeça e usar roupas masculinas, Mika desaparece. Este será o estopim para uma série de atitudes extremas que irão abalar a vida das crianças e dos adultos na Avenida Beira-Mar.
Ficha Técnica
Confira outros Projetos em Exibição da Produtora Viralata
Longa-Metragem/Ficção/Terror
Graça sonha com fogo. Ao despertar, ela e sua filha de 8 anos, Duda, juntam poucos pertences e deixam o apartamento simples onde moram. O prédio é uma ocupação de famílias sem casa própria. O incêndio atinge um andar desabitado. Graça parte com a filha em busca de um lugar para passar a noite. Na rua, elas veem uma mulher grávida, vagando ao longe, como um espectro. Graça e Duda compartilham um segredo de sangue: elas se comunicam com os mortos. Naquela noite, mãe e filha dormem no trailer de X-tudo, local de trabalho, seu sustento. Um dos clientes é o vigia noturno Souza. Ele jamais disparou um único tiro, mas promete ajudá-las. Graça retorna ao prédio e descobre que o incêndio foi provocado para expulsar os moradores. O local está sendo vigiado por um homem armado. Graça passa a ser perseguida. Seu trailer é incendiado. Graça e Souza contra-atacam: rendem um dos incendiários e o mantém em cativeiro. Descobrem que não sabem o que fazer com aquele homem: matá-lo ou libertá-lo são péssimas opções. O estado de saúde do refém se deteriora rapidamente. Graça e a filha se veem cercadas por fantasmas. Uma linha tênue separa os vivos e os mortos. Graça já não consegue diferenciá-los ao seu redor.
Ficha Técnica
Confira outros Projetos em Exibição da Produtora Viralata
Série/Documental
A série documental acompanha as intervenções do projeto Negro Muro por cinco bairros do Rio de Janeiro, revelando o processo criativo, a pesquisa, a execução e as dificuldades por trás de cada mural – ao mesmo tempo em que narra a história da figura homenageada e sua relação com o bairro retratado. Dessa forma, a série põe em xeque a construção da memória coletiva brasileira e questiona a invisibilização do povo preto na construção do país.
É nessa conjuntura, em episódios de 26 minutos cada, que a primeira temporada da série “Negro Muro” reverencia grandes figuras negras e ergue monumentos em sua homenagem, resgatando e valorizando a memória africana no brasil, tanto pela riqueza de sua cultura, quanto pelas feridas históricas que jamais cicatrizaram.
A partir das pesquisas do produtor cultural Pedro Rajão e dos murais de arte urbana do artista Cazé, a série irá retratar e resgatar a história/memória de 5 mulheres negras que marcaram a sua época e foram destaques na suas áreas de atuação: seja na música, no teatro, na literatura, na política ou na sala de aula. Cinco mulheres que revolucionaram o seu tempo e são referências para as novas gerações.
Ficha Técnica
Confira outros Projetos em Exibição da Produtora Viralata
Longa-Metragem/Documental
O longa-metragem aborda os casos emblemáticos de 4 jovens negros da região metropolitana do Rio de Janeiro que tiveram suas histórias de vida bruscamente alteradas após terem sido reconhecidos criminalmente com base em uma fotografia.
Lançados em uma nova realidade que vai do estabelecimento penitenciário à sala de audiência, passando por corredores frios de mármore, atos complexos, e linguagem rebuscada, essas histórias nos revelam que por trás de conflitos e posicionamentos jurídicos existem pessoas, muitas vezes inocentes, e que o debate sobre o sistema de justiça é, na realidade, um debate sobre a estrutura e o desenvolvimento da própria sociedade.
O projeto foi selecionado para o laboratório do DOCSP em 2021 e já possui parcerias firmadas com a Associação de Juízes pela Democracia – AJD e a OAB Nacional.
Ficha Técnica
Confira outros Projetos em Exibição da Produtora Viralata
Longa-Metragem/Documental
A obra é um resgate da história de Euclides Pinto Martins (1892-1924). Pioneiro da aviação brasileira, foi o primeiro a pilotar um avião de Nova York até o Rio de Janeiro. Euclides era cearense, natural de Camocim e negro. Destacou-se numa época em que imperava o racismo científico e a ideologia do branqueamento na sociedade brasileira. Como outras personalidades da época, a imagem de Pinto Martins sofreu um branqueamento. Poucos sabem de sua verdadeira origem. Tinha um grande espírito empreendedor, sua morte é oficialmente dada como suicídio, mas Monteiro Lobato escreveu um livro em que diz que ele foi assassinado por disputas relacionadas à descoberta de petróleo no Brasil.
Ficha Técnica
Confira outros Projetos em Exibição da Produtora Viralata
Longa-Metragem/Documental
Cris Stilben teve sempre o sonho de viajar o mundo e, desde bem nova, planejou o que viria pela frente. Entre destinos nacionais e internacionais, ela criou um blog para documentar suas jornadas. Um tempo depois, a ela se juntou Igor, que de namorado passou a marido e pai do seu filho, o pequeno Emmanuel. Os três estão sempre viajando e conhecendo novos lugares, que mostram na série de TV Cris pelo Mundo.
As viagens só aumentam e a família também; agora, vem aí um bebê. E a pergunta que não quer calar é: será que é possível continuar com sua rotina de viagens? Após contarem um pouco sobre a sua história, os três embarcam juntos com o novo membro, na barriga da mamãe Cris, para a Suíça onde entre estações de ski, montanhas deslumbrantes nos Alpes, passeios de trem, resorts e spas, aproveitam a última viagem antes daquela que vai ser uma grande mudança na vida de todos.
Entre os pontos turísticos, o casal reflete e discute sobre as possibilidades diante da chegada de mais um filho, enquanto o pequeno Emmanuel tenta vencer seus medos adquiridos durante a pandemia de Covid-19. Os três juntos tentam decidir o nome do bebê, e Cris e Igor chegam a uma decisão que vai decidir o rumo de suas vidas: permanecer em um único destino ou continuar partindo para vários.
Ficha Técnica
Confira outros Projetos em Exibição da Produtora Viralata