Melhores Câmeras para Publicidade e Cinema

2 de May de 2022

Ao falar em produção publicitária e cinema, a qualidade da câmera é tão importante quanto a competência dos profissionais envolvidos. Afinal, isso pode enriquecer a experiência visual. Não é à toa que, anualmente, sempre saem listas com as câmeras utilizadas nos filmes indicados ao Oscar, por exemplo. Você sabia disso?

A partir de listas como essas, é possível sinalizar quais são as câmeras mais populares para publicidade e cinema. Mas, além disso, saiba que esses modelos muitas vezes também são auxiliados por câmeras complementares.

Isto é, o filme o Lobo de Wall Street usou a ARRI e a Canon C. E ainda, a produção Ela contou com ARRI e a Canon C300. A escolhe deve considerar não apenas a qualidade prometida pela câmera. O propósito, o tamanho da lente e outros aspectos também influenciam nessa decisão.

Diante disso, preparamos este artigo para ajudar você a entender quais são as melhores câmeras para publicidade e cinema. Tem interesse no assunto? Continue a leitura!

ARRI

Conforme mencionado, a câmera ARRI é a mais querida de muitas produções, com destaque para o cinema. Prova disso é que a maioria esmagadora dos filmes concorrentes no Oscar usavam a ARRI, seja a Alexa ou a Arriflex. Em alguns casos, as duas versões da ARRI são usadas conjuntamente, uma como principal e outra como complementar. A mais popular é Alexa, saiba mais sobre ela!

Melhores Câmeras para Publicidade e Cinema

ARRI Alexa

A ARRI Alexa pode ser encontrada na versão mini. Ela chama atenção principalmente pela imagem de alta resolução produzida, o que possibilita o uso em produções renomadas. É o caso de produções publicitárias para grandes marcas, como a Nike, ou para a sétima arte, como o filme Capitão Philips.

Melhores Câmeras para Publicidade e Cinema1

Para maior compreensão, saiba que a ARRI Alexa foi utilizada em muitos filmes indicados ao Oscar de melhor fotografia, melhor direção e melhor produção. Entre eles:

  • Birdman;
  • O Grande Hotel Budapeste;
  • Selma;
  • A Teoria do Tudo;
  • Parasita;
  • Moonlight;
  • A Forma da Água;
  • 1917.

O mais interessante é que a Alexa foi lançada em 2010, no início da era digital. Ainda assim, já conquistou inúmeros diretores desde aquela época, como o Robert Richardson, que utilizou a câmera no longa-metragem a Invenção de Hugo Cabret.

Assim, ela ganhou atualizações para acompanhar as demandas do setor do cinema e publicidade. Por exemplo, em 2015 foi lançada a versão Mini e a Alexa 65. Posteriormente, surgiram os modelos Alexa LF e Mini LF. As atualizações e suas demais particularidades renderam a Alexa o Emmy de Engenharia da Academia da Televisão. Acompanhe a seguir os principais benefícios da Alexa!

Alcance dinâmico (dynamic range)

Além da alta resolução, existem outras particularidades que explicam a preferência pela ARRI Alexa. Por exemplo, ela consegue realçar as cores das imagens quando ela é super ou suberexposta. Nesse sentido, também é indispensável escolher a câmera com base nesse aspecto.

Isto é, produções expostas a pouco luz, como o filme Shang-Chi e a Lenda dos 12 anos, podem precisar de um maior realce nos tons. A mesma lógica se aplica a imagens com pessoas negras, como ocorreu no filme Nós. Isso pode ser solucionado ao aumentar o nível de luz ou com câmeras que realcem mais as cores.

A mesma lógica se aplica a produções de muita luz, como as filmadas em um deserto, por exemplo. No Brasil, um exemplo disso foram as filmagens da minissérie bíblica da Record em 2016, José do Egito. Algumas imagens ocorreram no deserto do Atacama, no Chile. Então, para garantir riqueza de imagens e distinção entre sol, céu e areia, a câmera utilizada foi a ARRI Alexa.

Ou seja, a ARRI Alexa proporciona mais flexibilidade nas produções publicitárias e de cinema. Isso porque é possível filmar a noite, de noite, em locais muito claros ou muito luminosos. Fazer isso amplia as possibilitardes visuais. E ainda, o tratamento da imagem para compensar a super ou suberexposição, caso a câmera não tenha captado bem, é um processo complexo e caro.

Aparência mais quente e saturada

Outras características da câmera ARRI Alexa é a capacidade de criar efeitos mais quentes, cremosos e saturados nas imagens. Com relação a isso, um dos destaques fica para o filme já citado O Lobo de Wall Street. Ele utiliza tons quentes em momentos específicos, como quando o protagonista fica perto da esposa e dos filhos.

Assim, as cores predominantes são vermelho, amarelo e dourado. Por outro lado, em ambientes profissionais os tons predominantes são frios. Isso pode explicar o uso de câmeras complementares e que podem adicionar uma aparência mais natural e temperamental.

Alta sensibilidade

Outro ponto positivo para a ARRI é o alto poder de sensibilidade. Isso significa que ela pode manter a alta faixa dinâmica em todas as configurações de sensibilidade. Assim, fica mais fácil construir imagens ricas e que cause boas impressões visuais. Em outras palavras, histórias audiovisuais podem se tornar mais bonitas e dramáticas na tela, conforme o propósito de cada uma.

Facilidade de uso

A ARRI Alexa também é muito intuitiva e fácil de operar, comparada a muitos dos concorrentes. Parte disso é explicado pela existência do painel de entrada e saída ou E/S. Então, é dispensável comprar um módulo de expansão para uso da Alexa.

Contudo, se não for a versão Mini, a Alexa é grande e pesada. É possível que isso não seja tão confortável na filmagem de produções com uma equipe muito mais enxuta, diferentemente dos registros hollywoodianos.

RED

A marca RED é outra câmera de gravação que se destaca no mercado de cinema e publicidade. Um dos principais diferenciais da marca é proporcionar resoluções tecnológicas cada vez mais evoluídas o que se reflete em imagens mais ricas.

Melhores Câmeras para Publicidade e Cinema3

Todavia, você pode ter se perguntado o que explica a predominância da ARRI Alexa, especialmente no cinema. Parte das explicações podem estar no tempo de existência de cada uma delas. A ARRI tem mais de 100 anos de experiência e começou a ser usada nos anos 20. Porém, a popularidade ocorreu apenas após a Segunda Guerra Mundial.

Enquanto isso, a RED existe no mercado há 20 anos e apenas em 2006 ela anunciou o primeiro modelo. Assim, gradativamente a marca evoluiu, conforme as necessidades das gravações publicitárias e do cinema.

Estabilização e sensibilidade

Por exemplo, em 2009 foi lançado o sistema Digital Stills and Motion Capture (DSMC), com a proposta de estabilizar imagens. Em 2015 a proposta foi otimizada para outras máquinas, como Monstro 8K VV, Dragon-X 5K S35, Helium 8K S35.

Essas particularidades tornaram a RED uma das mais cotadas em situações específicas. É o caso da captura complementar de imagens pesadas para efeitos especiais, devido ao poder de estabilização. E ainda, ela se destaca para o sensor altamente sensível, principalmente a versão Gemini.

Essa característica se alia principalmente em ambientes de super ou suberexposição. Assim, as filmagens podem ter flexibilidade para registrar uma variedade de situações. Isso pode ser útil nas gravações mesmo quando existe muito orçamento para iluminação. A explicação é que a Gemini pode ter um melhor aproveitamento em produções ou cenas sombrias.

Tamanho compacto

Diferentemente da ARRI, a RED, com destaque para a versão Komodo tem um tamanho compacto. Isso pode facilitar gravações com uma equipe menor e até para quem precisar fazer registros com a mão. Então, essa também pode ser uma forma de economizar tempo e dinheiro na produção. Isso pode explicar a preferência de

Filmes independentes pela RED

Outro aspecto positivo para quem tem um orçamento mais enxuto é a possibilidade de vendê-la com um retorno menor. Afinal, a RED começou a surgir apenas com 20 anos. Por outro lado, esse também é o motivo que pode justificar a dificuldade, comparada a concorrentes, de compras versões usadas.

Quer conhecer algumas produções de sucesso filmadas com a câmera RED? Confira a lista:

  • Retrato de uma Jovem em Chamas;
  • Malévola 2;
  • Capitã Marvel;
  • Máquinas Mortais;
  • Perdidos em Marte;
  • Venom;
  • Bird Box;
  • A Barraca do Beijo 2;
  • Mãe.

Panavision

A marca Panavision começou no mercado em 1953, mas voltada para criação de lentes anamórficas. Estas projetam imagens comprimidas, comuns em filmagens widescreen, como no filme Nasce uma Estrela, mas especialmente popular nos anos 50.

Posteriormente a Panavision expandiu a marca para outros produtos, como câmeras e outras versões de lentes. O primeiro sucesso da Panavision ocorreu em 1972, com a Panaflex 35mm. O modelo se destacou por revolucionar o cinema ao oferecer sons sincronizados e sistemas de câmera afluente.

Então, à medida que os modelos sucessores evoluíram e acompanharam as necessidades do mercado, conseguiram filmar produções de grande sucesso. Isto é, ela foi responsável pela filmagem de clássicos, como De volta para o futuro, Rock, O Lutador e Star-Wars: o império contra-ataca.

Além disso, as câmeras de gravação da marca Panavision também foram complementares de outras produções. É o caso dos clássicos X-Men, Donnie Darko e Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Ultra Panavision

Porém, o sucesso da Panavision não se limitou a produções de décadas passadas. Em 2015 o diretor Quetin Tarantino filmou Os Oito Odiados em Ultra Panavision em lentes de 65mm, um estilo pouco usado atualmente. Entretanto, o resultado trouxe um grande alcance, beleza e resolução nas filmagens. Além de apresentar autenticidade para o estilo de produção atual.

Melhores Câmeras para Publicidade e Cinema4

Assim, a ideia foi trazer uma abordagem mais analógica para produção se passa nos anos 60. Conforme mencionado ao longo do artigo, a escolha da câmera deve considerar o propósito da produção.

O interesse de Tarantino pela marca Panavision também aparece em outras produções, como no filme Era uma vez em…Hollywood, filmado em 2019. O mesmo ocorreu nas filmagens de Star-Wars IX. Contudo, esses filmes tiveram uma abordagem mais atualizada e foram filmados com a Panaflex Millenium XL2.

O uso de múltiplas câmeras

Você já percebeu ao longo da leitura que o uso de múltiplas câmeras é comum, especialmente em grandes produções de cinema ou televisão. Essa escolha permite que cada operador consiga extrair o melhor produto de cada máquina.

Prós

Elas podem registrar ou transmitir simultaneamente diferentes ângulos de uma mesma cena. Por exemplo, as câmeras centrais ou principais podem fazer um enquadramento geral de um ambiente. Enquanto isso, as câmeras complementares focalizam em personagens específicos e com maior atividade em um período.

Na televisão o uso de múltiplas câmeras ganha novas funcionalidades. Normalmente, esse recurso é adotado porque o tempo de filmagem e exibição é curto, além da edição ocorrer em menos tempo. Então, seguir esse sistema pode reduzir tempo nas filmagens e os custos envolvidos.

Contras

Esse pode ser um ponto positivo para produções de menor orçamento. Apesar disso, seguir o esquema de múltiplas câmeras pode diminuir o controle sobre imagens individuais. Então, vale a pena considerar esse aspecto ao decidir qual estilo seguir na produção.

Capitão Marvel

De qualquer maneira, é indispensável mencionar que em produções de grande orçamento, quando os envolvidos sabem extrair o melhor de cada câmera, o uso de múltiplas câmeras é bem-vindo. Um exemplo disso foi o ocorrido nas filmagens do filme Capitão Marvel.

A equipe envolvida utilizou diferentes modelos de câmera, naturalmente com profissionais que conhecem bem cada uma delas. Isso foi especialmente benéfico em cenas com muitos efeitos visuais pesados ou em sequências em IMAX. Assim, as gravações incluíram as marcas ARRI, RED e Panavision. Os modelos foram:

  • ARRI Alexa 65 com lentes Panavision Sphero 65;
  • RED Weapon 8K VV Monstro com lentes Sphero 65;
  • Millennium DLX com lentes Sphero 65.

A mesma lógica foi utilizada nas filmagens da produção Homem de Ferro. O longa-metragem utilizou a câmera Panaflex Millennium DLX, Panaflex Millennium e uma ARRIFLEX 235. Ou seja, além de analisar as particularidades e os benefícios de cada uma individualmente, vale a pena considerar o uso das câmeras em conjunto.

Então, quais foram as suas conclusões sobre quais são as melhores câmeras para publicidade e cinema? As nossas é que todos os modelos citados podem oferecer ótimos resultados em produções de médio e grande porte. Afinal, elas oferecem usabilidade, confiabilidade e personalização. Então, a melhor escolha deve considerar principalmente seu propósito e orçamento.

E aí, o nosso post sobre as melhores câmeras de gravação para o cinema e a publicidade ajudou você? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e contribuía para que outras pessoas fiquem por dentro do assunto!

Ficou curioso em saber como se faz um filme para o cinema? Dê uma olhada nesse artigo que escrevemos para você.

Gostou do post? Siga a gente no InstagramVimeoFacebookYoutube e Linkedin e acompanhe mais o nosso conteúdo!


Leia mais